USO EDUCATIVO DA INTERNET
Internet constitui um dos componentes das chamadas Tecnologias Novas de Informação e
Comunicação (ntic). Isto tecnologias que ambientes diversos da vida humana penetram, da companhia, para a casa. O suplemento deles/delas é unido fortemente à reunião social, mudanças políticas e econômico das últimas décadas.
A escola e a escola secundária não são desavisadas a este processo. Fechar a possibilidade de entrada de tecnologias como Internet para a educação insinuam ignorar e ser alienado das mudanças e inovações que eles estão gerando em nossa sociedade. Porém, a forma como corporação estes tecnologias serão determinadas através de fatores diferentes: dos políticos educacionais gerais até as ações de curricular concretas que são desenvolvidas na marca de cada instituição.
Usar os recursos de Internet, deveria ser tido como premissa o desenvolvimento nos usuários de um atitude crítica para a informação circulante. O volume e a confiança diversa desse produzir de a informação que nós achamos em Internet põe em primeiro avião a pergunta da capacidade do usuário diferenciar a informação excelente e verdadeira de qual não é isto. Só a construção de aproximações de seleção, o desenvolvimento de destrezas de ordem alta e a aquisição de valores, permitirá aos usuários selecionar a informação. Sem dúvida, a falta de conhecimento em um temático, complica a procura de informação nova até transformar isto em um labirinto de saída difícil.
Que lista pode assumir o professor e o aprendiz quando trabalhando com Internet?
As formas de apropriação da informação que circula, aconteça e consome no sociovirtual espacial aquela Internet configura, enquanto podendo ser contido de um modo tentativo em duas categorias grandes:
1. participando como consumidores de informação acontecido por outros usuários onde a lista de consumidor só insinua a procura e juntando de dados.
2. assumindo uma lista gostam de participante direto na elaboração dos materiais que you/they circulam na Rede, de fabricante de informação e, quando isto é organizado e sistematizou de tal modo que alcança um significando, fabricante de conhecimento. Neste último caso, será uma contribuição a partir de a criação de conteúdos ser publicado no espaço virtual. As formas que he/she poderão assumir isto modalidade abraça um contínuo que vai do desempenho como orador ou excitando em uma lista de interesse até desenhista e elaborando singular ou coletivo de páginas na WWW (World Wide Web).
Ao que responde o uso de Internet na sala de aula?
O uso de Internet para fins educacionais responde a uma diversidade de opções das quais é importante
realçar alguns:
Experimentar o globalização. Quer dizer viver o globalização, pondo informações e experiências para,
a disposição de qualquer pessoa ou instituição em nosso país e no estrangeiro, a sala de aula no globo.
Também, é a idéia de poder consentir a informação diversa, ser contatado com pessoas, etc., o globo na sala de aula.
Favorecer experiências de modos novos de comunicação virtual. O professor e estudante podem comunicar com outras pessoas em presença ou ausência destes, real ou virtual. Também é possível experimentar comunicação local ou com pessoas situadas ou distribuiu em lugares diferentes do globo.
Finalmente, esta comunicação pode ser ao mesmo tempo ou em tempos diferentes, síncrono ou assíncrono.
Trabalhar com uns meios novos de construção. Os usos que hoje é delineado para Internet são bastante
construtivo. Os serviços de Internet são ferramentas que podem ser usadas para construir coisas, fazer coisas. O usuário faz algo com Internet. O usuário não tem que esperar a Internet faz algo, é ele ou o dela que tem que procurar informação, comunicar por correio eletrônico, responder, juntar dados, projetar a página deles/delas Web ou que do projeto deles/delas, entrevistar os peritos, etc. A ação é no usuário e não na tecnologia Web.
Usos educacionais de Internet
Dr. Jaime Sánchez eu.
3 Colaborar e cooperar. Internet provê serviços que facilitam o habitante e distribuíram cooperação. É possível levar a cabo projetos que usam a Internet para cooperar entre grupos ou em mesmo time de trabalho. Um de as formas mais usado para trabalho educacional com Internet está na base de projetos e estes você eles desenvolvem principalmente como uma ação colaboradora e cooperativa onde o objetivo final só você alcança se cada um dos sócios do time de trabalho alcançar bem a lista específica deles/delas dentro de uma meta comum.
Sofrer atividades interativas. Grande parte das atividades que começam a ser projetado com o um apoio de Internet insinua interactividad. Quer dizer, o estudante e o professor estão usando o controle o ação e existe uma ação-reação ou dialoga com Internet. Isto irá crescendo e é diversificado no um tempo, mas já é possível interactuar com alguns jogos, software educacional e outro tipo de experiências virtual interativo.
A comunicação global entre os estudantes, professores e peritos em certos tópicos com o apoio de
Internet, acredite um clima de trabalho na sala de aula essencialmente colaboradora e interativa que os permite perceber que eles não estão sós que a inquietude deles/delas e dificuldades estão comum aos pares deles/delas e isso eles podem ter outros que estão aberto ao diálogo.
O qual são os usos pedagógicos de Internet?
Um taxonomía dos usos pedagógicos de Internet é:
· Internet gosta de servicio/recurso de informação: Acesso para lugares educacionais científicos, para material de consulta, para uma enciclopédia global aberta.
· Internet gosta de recurso metodológico: Notas de assunto de habitante on-line ou acesso distribuído, material de aprender de sala de aula on-line, ferramenta de trabalho colaborador e de apoio para o trabalho colaborador, páginas Web de projetos, ferramenta para implementar o currículo global, ferramenta, de trabalho de projetos. Ferramenta para apoiar projetos levados fora para outro, desenvolver, próprios projetos centraram em Web, local e distribuído, síncrono e assíncrono, colaborador, e cooperativa, monodisciplinar e multidisciplinar.
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Dr. Jaime Sánchez eu.
4 · Internet gosta a metade de difusão: Mural diário, boletins, imagem da empresa, o centro de estudantes.
· Internet gosta de ferramenta pedagógica: Gerador de ferramentas, software educacional (jogos interativo, applets, etc.), ferramentas para desenvolver and/or de habilidades áreas de curricular específicas.
· Internet gosta a metade de construção: Páginas pessoal de Web, páginas Web de projetos e
atividades, páginas Web de assuntos, de cursos, do estabelecimento.
· Internet gosta de administrador de curricular: Usos do Web em administração de assuntos, estrutura curricular,
informação de curricular do estabelecimento, informação de avaliação para curso, para nível.
Outra classificação como usos de curricular de Internet é:
1. a Internet gosta de ferramenta de Comunicação,
2. a Internet gosta de Tutor,
3. a Internet gosta de Recurso,
4. a Internet gosta de ferramenta de Colaboração,
5. nternet gosta de ferramenta de Investigação,
6. a Internet gosta de ferramenta de Ação Social,
7. a Internet como ferramenta de Conexão de Comunidade,
8. a Internet gosta de ferramenta de Simulação,
9. a Internet como ferramenta de Publicação,
10. Internet gosta de ferramenta Multimedial, e
11. Internet gosta ferramenta de Projetos.
Finalmente, é importante para mostrar que planejar atividades com o uso de Internet e ao projetar sala de aula projeta com Internet deveria ser especificado que ou quais usos de Internet que eles serão usados. Isto permitirá um desígnio mais claro e uma implementação melhor e avaliação das atividades de aprendizagem com o apoio de Internet.
Que tipo de projetos e recursos são criados pelos professores e aprendizs com Internet?
Alguns exemplos de projetos e recursos criados pelos professores e aprendizs são: recursos aprendendo criado pelos aprendizs e professores, recursos educacionais criados por aprendizs, acesso para recursos de Internet, materiais de cursos on-lines, documentos administrativos on-lines, recursos, criado apoiar o trabalho de professores, material de referência on-line, construção de cursos, que eles usam a rede, criação de projetos com recursos e centralizou endereço, ao redor de um conceito ou método, atmosferas de trabalho distribuído, foros de discussão têm currículo, aprendizagem, metodologia, mais que suficiente tele-educação, colaborações totalmente distribuídas, recursos compartilhados, grupos locais, dirigindo as próprias atividades deles/delas, marca de organização compartilhada, acesso para redes educacionais nacionais, e internacional, construção de recursos educacionais em rede.
Eles também são levados fora projetos ao nível de laboratórios globais nos quais são desenvolvidas investigações baseado em projetos do real mundo que magro em em tecnologias avançadas e tele-educação, e eles estão baseado na colaboração internacional e currículo inovador do ambiente. Exemplo disto eles são projetos em Internet em: Ozônio, Tiempo/clima, ambiente da classe, o ar que nós respiramos, química ambiental, migração, o que está lá na água que nós bebemos?, etc.
Que fases seguem eles os aprendizs e facilitadores no trabalho com Internet?
A qualidade do trabalho dos facilitadores e aprendizs com o apoio de Internet em função do tempo exigido, esparrama para seguir as fases seguintes (isso é aplicável a qualquer uso do ntic dentro educação).
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Dr. Jaime Sánchez eu.
5 O qual são os usos educacionais das páginas Web?
As páginas Web representa uma biblioteca ou um grupo de metaphorically de bibliotecas por
o qual nós podemos consentir a informação e interactively de pessoas. Em lugar que a informação esteja nas estantes, em Web a informação está nos computadores em lugares diversos do planeta, que eles estão unidos por umas séries de telefônicas linhas, cabos e satélites.
Com uma interface fácil usar, o Web permite os professores e estudantes para achar uma grande quantidade de informação, lhes permitindo navegar pelo conhecimento.
Embora os professores e aprendizs podem navegar, procurar informação e abaixar informação (ser trazido isto de um lugar remoto para o lugar local deles/delas), qualquer texto, imagem, som, vídeo e jogos em forma fácil e divertindo, é de importância vital que previu isto eles desenvolvem e adquirem valores e destrezas que eles permita discriminar contra a qualidade, utilidade e veracidade dela. É trabalho do facilitador para guiar os aprendizs
na relação deles/delas com a informação e mediar o uso deles/delas, construção, síntese, análise, avaliação e construção.
Do qual são as vantagens e desvantagens trabalhando com Internet?
Muitos são as vantagens de trabalhar com Internet em educação, eles serão os aumentados na medida que o professor planeja estratégias de ação pertinentes ao grupo dele de aprendizs, porque não se deve esquecer daquela Internet é um meio e não um fim, para o que os resultados dependem do trabalho pedagógico, aquele he/she é levado usar a Internet e isto em troca, dependerá do uso que o facilitador e os aprendizs faça dela.
Entre as vantagens mais importantes nós achamos aquela Internet:
· Stimulates o uso de modos novos e diferente de aprender/construir
· Tem ferramentas de apoio boas ao trabalho colaborador, eu desígnio, desenvolvimento e avaliação de projetos, investigação, experimentação e trabalho interdisciplinar · Helps para aprender de outro e com outros
· Facilitates aprendizagem fazendo, construindo coisas e resolvendo problemas
· Stimulates o desenvolvimento e uso de destrezas de colaboração, comunicação e interação
· Stimulates o desenvolvimento e uso de destrezas sociais e cognitivas
· Stimulates o trabalho global e o interdisciplinariedad
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Dr. Jaime Sánchez eu.
6 As desvantagens quando usando a Internet em educação residem essencialmente dentro:
· A quantidade e qualidade da informação circulante
· O tempo que o professor e o estudante exige navegar
· A estabilidade das conexões
· As metodologias de trabalho são até mesmo imaturas
· A falta de avaliação de experiências educacionais com o uso de Internet gosta meio
· A falta de mapas visíveis que you/they permitem para o usuário ser guiado dentro da informação e
evitar o variously de saturação para informação representaram, chame cansa cognitiva.
Também são apresentados problemas estruturais que eles impedem o uso de Internet em educação, como isto é
o caso de: falta de pontos de conexão nas salas de aula, computadores em laboratórios e não em quartos, falta
de telefônicas linhas nos estabelecimentos especialmente dedicadas a Internet, tendência para um secundário
Eu uso em Educação Básica que em Educação Meio, interesse maior de homens de aprendizs que
mulheres no trabalho de experiências com Internet, etc.
Algumas destas desvantagens são resolvidos em grande medida quando os aprendizs desenvolverem destrezas que eles lhe permitem reconhecer, selecionar e classificar a informação excelente.
Finalmente, Internet pode ser uma ferramenta pedagógica poderosa que se nós podemos usar isto com um metodologia apropriada, com objetivos e metas claras e realísticas, e potenciando que o valor deles/delas somou no um aprender, com relação a outras tecnologias, he/she podem ajudar que a qualidade e diversidade de experiências
de aprendizagem na sala de aula é mais pertinente, significante, divertido, ativo, construtivo e
contextualizadas.
Dr. Jaime Sánchez Ilabaca
Eu centro Universidade Zonal de Chile
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