Que estratégias você utiliza para combater a preguiça de trabalhar ao fim-de-semana? Como é que você consegue cumprir seus objetivos e metas, trabalhar ou escrever para o seu blog ou mesmo continuar com suas atividades durante os finais de semana?
Todos nós passamos em determinados momentos, por períodos em que a preguiça é uma constante. Principalmente aos fins-de-semana. Eu próprio já passei por algumas fases em que os fins-de-semana eram basicamente para não trabalhar, ou simplesmente não produzir rigorosamente nada.Mas ser preguiçoso em determinados momentos é perfeitamente natural a qualquer ser humano, pelo que se você é daqueles blogueiros ou profissionais que tem uma grande dificuldade em ser produtivo ao fim-de-semana, não se preocupe, isso é perfeitamente normal, ainda que seja anti produtividade. No entanto, existem formas de você combater essa preguiça e torná-la num ponto a seu favor!
1. CRIE CONDIÇÕES PERFEITAS
Se você está numa fase da sua vida em que não tem férias há alguns anos, trabalha diariamente 10/12/14 horas e sente-se constantemente cansado, o mais provável é que você não consiga realmente ser produtivo ao fim-de-semana. Criar condições perfeitas à produtividade é extremamente importante, principalmente porque se você não estiver em condições físicas e psíquicas para ser produtivo, você certamente não o vai ser. Tire férias, descanse, procure recuperar energias ou quiçá ficar uma semana sem atualizar o seu blog. O descanso e recuperação da fadiga acumulada é extremamente importante quando se trabalha de segunda a domingo.
A fazer: Se estiver cansado e/ou numa fase de maior preguiça, especialmente aos fins-de-semana, procure ausentar-se da internet durante 1 semana e apenas descansar. Adormeça no sofá a ver televisão, vá até à praia e procure descansar, etc. Procure recuperar primeiro energias para então recomeçar em força a blogar e a produzir aos fins-de-semana também!
2. PROCURE UM ESPAÇO SÓ PARA SI
Normalmente, os fins-de-semana são os dias da família. Para quem tem filhos, namorada, mulher ou simplesmente os familiares bastante presentes, produzir ao fim-de-semana pode tornar-se numa estratégia bastante difícil de cumprir. O mais importante nestas situações é você conseguir um espaço só para si, em que não seja constantemente “incomodado” pelos seus familiares. Um escritório em casa é uma boa opção, especialmente se você tiver oportunidade de fechar a porta e isolar-se do mundo. Caso não tenha escritório, nem possibilidade de ficar isolado em sua casa, procure pegar em seu portátil e trabalhar a partir de um café, esplanada, shopping, etc, onde ninguém o possa abordar ou incomodar constantemente. Reunir boas condições de trabalho, especialmente ao nível da concentração, é fundamental para uma maior produtividade.
A fazer: Isole-se das pessoas e procure por um local agradável onde você possa escrever e trabalhar sossegado e em paz. Por vezes espaços públicos como os cafés, esplanadas, centros comerciais, etc., são boas opções para você encontrar a tranqüilidade e foco de que tanto necessita.
3. TORNE UM OBJETIVO DIFÍCIL NUM OBJETIVO MAIS FÁCIL
Ter preguiça como já referimos é algo normal, principalmente ao fim-de-semana depois de uma semana de trabalho intenso. No entanto, a preguiça não acontece por acaso, e normalmente intensifica-se de acordo com o grau de dificuldade da tarefa que você tem para cumprir. Se você tem como objetivo criar um Ebook, por exemplo, o que é sem dúvida uma tarefa difícil, e o mais provável é que você vá adiando constantemente, você tem de estabelecer uma forma de combater essa mesma preguiça. Uma das soluções que funciona bem para mim é comprometer-me com os meus leitores. Escreva no seu mural do Facebook, no mural da sua página de fãs e no seu mural do Twitter indicando que daqui a 3/4 semanas irá lançar o seu E book. Isso cria pressão sobre si, o que automaticamente o ajuda a auto motivar-se para cumprir esse objetivo difícil. Dessa forma, você torna um objetivo difícil num objetivo mais fácil de concretizar.
A fazer: Dependendo da dificuldade do objetivo, comprometa-se com os seus leitores, amigos, conhecidos, familiares, etc., de forma a pressionar-se a si próprio, a atingir essa meta dentro de um prazo estabelecido. Normalmente todos nós trabalhamos melhor sob pressão, o que significa que ao pressionar-se você está a derrubar automaticamente a barreira da preguiça.
4. ORGANIZE CORRETAMENTE A SUA LISTA DE TAREFAS
Mas mais importante que ter uma lista de tarefas, é a forma como essas tarefas são apresentadas na sua lista. Quando a preguiça de fim-de-semana se aloja, você olha para a sua lista de tarefas e cumpre algumas das tarefas mais simples, adiando constantemente as tarefas mais complexas. Pois bem, para tornar os seus fins-de-semana mais produtivos, você deverá colocar as tarefas mais exigentes na primeira posição da sua lista de tarefas, e deixar as tarefas mais simples no fundo da lista. Dessa forma você irá voltar a pressionar-se para realizar primeiro as tarefas mais difíceis, complexas e que exigem mais tempo.
A fazer: Organize a sua lista de tarefas por nível de complexidade. Coloque as tarefas mais complexas e difíceis no topo da lista, caso contrário estará constantemente adiando a realização dessas tarefas. É extremamente importante que você faça isso, a fim de conseguir quebrar a preguiça e realizar trabalho realmente importante.
5. AUTOMATIZE TAREFAS
Sabe porque razão o Twitter tem muito menos postagens ao fim-de-semana? Porque a grande maioria dos blogueiros e webmasters são automatizam as suas tarefas e/ou são preguiçosos. Já aqui falamos no blog sobre o Dlvr.it – distribuir conteúdos automaticamente no Twitter e Facebook, que lhe permite por exemplo, automatizar a publicação de tweets e postagens no Facebook para os seus fins-de-semana, garantindo que os seus leitores têm sempre conteúdos interessantes para ler, mesmo quando você está com preguiça de fazer alguma coisa. Existem imensas ferramentas na internet que o podem ajudar a automatizar algumas das coisas que você faz, como por exemplo o Time.ly – agendamento de tweets para máxima performance no Twitter.
A fazer: Procure softwares ou aplicações web que o possam ajudar a automatizar algumas das coisas que você faz, seja postar nas mídias sociais, seja publicar textos já escritos, etc. Existem imensas formas de você automatizar alguns dos seus processos, ganhar tempo e ainda usufruir dos resultados à posterior.
6. ELIMINE TAREFAS
Por vezes, quando temos demasiadas coisas na nossa lista de tarefas para fazer, o mais provável é que nem todas sejam realmente necessárias de ser feitas. Quantas vezes não lhe aconteceu já, você estar constantemente adiando uma determinada tarefa, e ao fim de uma ou duas semanas, essa tarefa já não é sequer necessária de ser feita? Por vezes temos idéias para coisas que achamos extremamente importantes, mas chegamos rapidamente à conclusão de que “essas coisas” não são tão necessárias assim quanto pensávamos que eram. Eliminar tarefas da sua lista de afazeres é importante, especialmente quando não são tarefas importantes e/ou que você realmente vá cumprir.
A fazer: Procure analisar corretamente a sua lista de tarefas e compreender se alguma das tarefas presentes pode ser eliminada. Por vezes, uma limpeza na sua lista de afazeres pode tornar-se num desbloqueador de preguiça, especialmente se a sua lista de tarefas for realmente muito grande.
7. SIMPLIFIQUE TAREFAS
Se você tem tarefas complicadas pela frente, como por exemplo escrever um tutorial complexo sobre um determinado programa ou serviço, que tal simplificar essas tarefas? Por vezes objetivos grandiosos e complexos tornam-nos mais preguiçosos, especialmente porque sabemos de antemão que temos pela frente um objetivo complicado de cumprir. Para simplificar objetivos, reparta-os em pequenos objetivos mais pequenos, como por exemplo elaborar primeiro uma listagem dos tópicos que serão abordados no artigo, definir os sub-títulos de cada tópico, desenvolver um tópico de cada vez e por aí adiante. Ao tornar um objetivo grande e complexo, em vários pequenos e menos complexos, você está simplificando o seu trabalho e reduzindo os seus níveis de preguiça.
A fazer: Multiplique os seus objetivos grandes em vários objetivos pequenos, simplificando o seu trabalho e principalmente a carga psicológica que esses objetivos têm em si, tornando-o menos preguiçoso, especial nos finais de semana. Divida objetivos grandes em objetivos mais pequenos, tornando a sua execução mais simples e direta.
8. TRABALHE SOBRE PRESSÃO
O trabalho sob pressão normalmente é aquele que é executado com maior eficácia. Se você tem um artigo que precisa mesmo de escrever, ou prometeu aos seus leitores lançar um E-book no início da semana, então você deverá esperar até ao último momento para executar a tarefa, uma vez que estará sob pressão e isso irá motivá-lo a executar o objetivo na perfeição. Dado que a grande maioria de nós, blogueiros, trabalha muito bem sob pressão, há que criar metas e objetivos com duração mais curta para que a pressão seja mais imediata e você execute mais rapidamente as suas tarefas, mesmo que seja fim-de-semana.
A fazer: Crie datas mais curtas para conclusão dos seus objetivos e metas, para que se sinta sob pressão e execute essas mesmas tarefas mais rapidamente. Trabalhar sob pressão normalmente resulta na conclusão dos objetivos mais rapidamente, pelo que deverá forçar-se a trabalhar sob pressão mais vezes e mais recorrentemente, especialmente ao fim-de-semana.
9. DÊ UM PRÉMIO A SI PRÓPRIO
Os prêmios são também uma excelente forma de o motivar a si próprio, principalmente se você gosta de ser preguiçoso ao fim-de-semana e ficar sentado em frente do televisor assistindo seriados ou futebol. Para tornar isso numa vantagem, crie uma tabela de prêmios para si mesmo, sejam 1 hora de televisão, ou a tarde toda para ficar sentado sem fazer nada. Quando você tem uma tabela de prêmios junto da sua lista de tarefas, você sabe em antecipação que se realizar determinadas tarefas, poderá gozar o seu prêmio e simplesmente não trabalhar. Poderá também criar uma listagem de prêmios com outro tipo de aliciantes, como por exemplo doces, uma saída para beber café, assistir um jogo de futebol no estádio, etc.
A fazer: À medida que cria sua lista de tarefas, coloque ao lado a sua lista de prêmios também, nomeadamente os prêmios que você pode ganhar se cumprir essas mesmas tarefas. Isso poderá dar-lhe um alento extra para cumprir as tarefas e usufruir do seu descanso merecido. Se necessário, dê a sua lista de tarefas e prêmios a um familiar, para que ele possa controlar a sua performance e ter a certeza de que você cumpre com seus objetivos.
10. FAÇA AQUILO QUE VOCÊ GOSTA
Se você se sente preguiçoso a grande maioria das vezes que tem objetivos para cumprir, isso provavelmente deve-se ao fato de os seus objetivos serem coisas que você não gosta particularmente. Comece por criar uma listagem de tarefas somente com coisas que você gosta realmente de fazer, e não coloque nessa lista as tarefas que você não gosta, como por exemplo, responder a comentários dos leitores, ler e responder a emails, etc. Muitos blogueiros não gostam das tarefas administrativas, pelo que o ideal é você criar uma listagem somente das coisas boas, e tente cumpri-la. Se ainda assim você tem na sua listagem coisas que precisa mesmo de fazer, e não gosta particularmente, tente tornar essas tarefas em coisas boas e motivantes, nem que seja pelo que você poderá atingir com elas, como por exemplo, melhores rendimentos, tornar-se famoso, ganhar mais tráfego, etc.
A fazer: Crie uma lista de afazeres que tenha apenas as coisas boas e que você gosta realmente. Elimine por completo as tarefas aborrecidas e tente, pelo menos ao fim-de-semana, cumprir com esses afazeres de que você gosta, mesmo que a preguiça o chame para o sofá.
Fonte:www.escoladinheiro.com
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